O que é um Detetive Particular?

O QUE É UM DETETIVE PARTICULAR?

• Detetive Particular é o profissional responsável por detectar um fato, pilhar, investigar, desmascarar suas circunstâncias e pessoas neles envolvidas.
  • Como termo policial, detetive particular é aquele que investiga fatos, suas circunstâncias e as pessoas neles envolvidas. Um detetive é um investigador, e pode ser membro da polícia ou autônomo (particular). Detetives autônomos operam comercialmente e são licenciados. Na ficção, detetive é qualquer pessoa que resolve crimes.
  • No Brasil, a profissão de detetive particular, que não deve ser confundida com a de Investigador de Polícia, está associada à sua formação, não necessitando sua filiação em quaisquer Sindicatos ou Associações. Necessário se faz para que possa exercer sua profissão legalmente, que se inscreva na Prefeitura Municipal de sua cidade, obtendo sua Inscrição Municipal e contribua para o INSS através do pagamento da GPS - Guia da Previdência Social, escolhendo o valor inicial de sua contribuição. Só assim, estará apto a exercer sua profissão de forma legal.
  • O Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, qualifica o Detetive Particular através do CBO 3518-05 - DETETIVE PROFISSIONAL reconhecendo assim, ser uma profissão legalmente constituída e reconhecida.

O QUE FAZ UM DETETIVE PARTICULAR?

• O Detetive Particular não é um policial, ou seja, não atua na resolução de crimes e não prende nem solta ninguém. Seu propósito é colher provas, juntar documentos, imagens, tudo o que for necessário para atestar a inocência ou a culpa de alguém.
  • Um Detetive Particular é contratado com várias finalidades: espionagem empresarial, assassinatos, investigação de fraudes em seguradoras, problemas em família como uso de drogas e adultérios, entre outros.
  • Muitos desses profissionais tem uma equipe de trabalho que atua na rua como apoio logístico e até como figurantes em cenas que demandem maior proximidade do seu objeto de investigação. Então, dentre as características essenciais de um Detetive Particular, a habilidade de representação é, sem dúvida, uma das mais marcantes. Em algumas investigações, o detetive permanece por várias horas postado em um mesmo local, esperando a saída ou a movimentação do “investigado”. Fica dentro de um carro, ou em um bar a frente do local investigado, de forma que o sucesso dessa ação dependerá de muita paciência e, principalmente, um bom treinamento, uma vez que sua presença por muito tempo em um certo local pode chamar a atenção de outras pessoas alheias ao seu objetivo que, muitas vezes, chamam a polícia para garantir a segurança da sua vizinhança.
  • Qualidades como boa relação interpessoal, raciocínio lógico e facilidade em se comunicar, são importantes para se obter sucesso na investigação. Poder de persuasão também é uma ferramenta necessária, pois muitas informações podem não estar facilmente disponíveis. Outro fator imprescindível para o trabalho de um detetive particular é o uso de equipamentos eletrônicos, como um GPS para poder fazer acompanhamentos em distância segura, celulares com diferentes números, câmeras fotográficas de alta resolução e com grande capacidade de aumento ou aproximação (zoom), gravadores de áudio e câmeras de vídeo, são essenciais para se alcançar bons resultados em uma investigação.
  • Claro que, nem tudo ao detetive é legalmente possível. Escutas telefônicas e grampos em celulares, por exemplo, são ilegais ou só podem ser feitos por agentes e autoridades do Estado e com autorização legal e por escrito emitido por órgão competente. Portanto, é necessário que um detetive particular tenha conhecimentos mínimos das leis estaduais e federais e, claro, ser praticante da ética dentro de sua profissão.
  • No caso de traição, por exemplo, ao apresentar os fatos reais a um cliente, um detetive particular não deve instigar a violência, ou reações de natureza ilícita, nem mesmo uma agressão verbal, mas sim, sempre aconselhá-lo a procurar meios legais, através de advogados, para a resolução do problema.

DICAS IMPORTANTES PARA SE CONTRATAR UM DETETIVE PARTICULAR

Ao escolher um DETETIVE PARTICULAR, você deverá ter cuidado, “muito cuidado”. Esta profissão não é um atributo tão simples assim. Exige muito do profissional que presta o referido trabalho, principalmente de amplos conhecimentos e métodos de investigações, treinamento adequado (psicológico, apoio logístico e outros vários segmentos voltados ao nosso tempo).

• Algumas dicas na hora de contratar um DETETIVE PARTICULAR e identificar se é o que realmente você deve contratar para desvendar o seu caso.
  • Para um orçamento, de um Detetive Particular compareça ao seu escritório, desta forma você irá conhecê-lo pessoalmente e tirar suas conclusões;
  • Procure avaliar a capacidade do Detetive ao contatá-lo, pois existem profissionais não capacitados oferecendo 100% de eficácia, sem contar com os contratempos que possam ocorrer na elucidação de um caso;
  • Ao contatar o Detetive, procure fazer uma avaliação pessoal do profissional através de seu currículo e outras referências;
  • Você nunca deverá omitir ao Detetive qualquer informação que possa ser útil para o êxito da investigação, pois uma simples informação poderá servir na elucidação de seu caso.